Ouça ao vivo

População aprova banheiros na 13 de Maio

Foto: Flávio Botelho

Os sanitários públicos, recém-inaugurados na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana de Campinas, têm recebido elogios da população e de comerciantes que trabalham nas proximidades. Eles funcionam em três três contêineres de aço revestidos, com ar condicionado, rede de esgoto e toda infraestrutura. Os espaços estão divididos em masculino e feminino com sete boxes cada um. Já a terceira unidade foi dividida em fraldário e banheiro especial para o uso de pessoas com deficiência.

O garçom Fernando Santos usou o sanitário e deu nota 10 para todos os quesitos. “Ar condicionado, bem limpinho, tá tudo muito bom”, elogia. A entrega dos banheiros públicos era para ter sido feita um mês antes do Natal, mas houve atraso e a abertura oficial para o público ocorreu na última quarta-feira, dia 18. A comerciante Cleusa Macedo tem um quiosque de salgados bem próximo ao local. Para ela, a instalação dos sanitários facilita muito a vida de quem trabalha nas proximidades. “Era muito difícil antes, tinha que ir no shopping e era longe. Agora, aqui não. Muito mais fácil”, afirma.

A agente de educação infantil Eliziete Rodrigues também aprovou a iniciativa, pois, segundo ela, não havia opções para quem circula pelo centro. “A gente ficava meio sem ter opções né? Eu achei uma ideia interessante. Atende bem quem vem ao centro”, diz. A manutenção dos sanitários é feita por duas equipes de funcionários que trabalham em dois turnos, das 6h às 15h, e uma outra equipe assume o posto até ás 23h. O aposentado Benedito Reis elogiou toda a estrutura e limpeza. A esperança dele é que a população conserve o local. “Espera também que o ser humano conserve isso aí né?”, ressalta.

O uso dos banheiros durante este período de final de ano não está sendo cobrado, mas, a partir de janeiro de 2020, terá um valor simbólico ainda não revelado. As pessoas em situação de rua não irão pagar, mas haverá um sistema de identificação que ainda será definido. Edna Maria Braga vive em situação de rua e confirma que não havia outra opção a não ser se deslocar para outros locais mais distantes. “Tinha que ir lá no terminal ou na rodoviária. Vai facilitar muito a vida”, alega.

A instalação dos banheiros no calçadão da Rua Treze de Maio faz parte de um conjunto de ações de requalificação para o centro da cidade, o “Centro Vivo”.  A medida atende a uma reivindicação antiga da população. A instalação foi viabilizada em conjunto pela Secretaria de Serviços Públicos, Setec e Sanasa. A Setec instalou os contêineres. A Sanasa fez a ligação de água e de esgoto e a Secretaria de Serviços Públicos ficou responsável por garantir a limpeza e a manutenção dos equipamentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.