CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

GM atende 122 casos de pancadão por mês

Entre janeiro e novembro de 2019, a Guarda Municipal de Campinas atendeu 1.347 casos envolvendo som alto em carros parados em vias públicas da cidade. Com base na Lei do

GM atende 122 casos de pancadão por mês
Foto:Danilo Braga

Entre janeiro e novembro de 2019, a Guarda Municipal de Campinas atendeu 1.347 casos envolvendo som alto em carros parados em vias públicas da cidade. Com base na Lei do Pancadão, regulamentada em 2015, a corporação recebeu 2.131 denúncias, apreendeu 97 veículos e registrou 122 ocorrências por mês. O comandante da Guarda, Márcio Frizarin lembra que os números devem aumentar nas festas, período no qual tradicionalmente ocorre alta.

Ainda assim, é comum que os motoristas diminuam o volume ao ver viaturas. Por isso, alguns chamados não evoluem para ocorrências “Eles desligam o som com o controle quando a equipe tá chegando. E a gente acaba não conseguindo fazer a apreensão, porque muitos desligam”, explica. Quando flagrados, os responsáveis são multados em 500 Unidades Fiscais, equivalentes a R$ 1.750 e ainda arcam com os valores do pátio e do guincho.

A lei define limites de som para diferentes áreas. Em locais residenciais, por exemplo, estabelece 50 decibéis entre 7h e 21h59 e 45 decibéis de 22h às 6h59. Frizarin explica que todas as bases da corporação possuem decibelímetros, equipamentos necessários para medir o som e comprovar que há irregularidade. Entre as regiões com mais chamados, estão os bairros Vila Olímpia, São Marcos, Praça da Concórdia, no distrito de Campo Grande, Vida Nova, Oziel, e Florence.

Conteúdos