Ouça ao vivo

GM atende 122 casos de pancadão por mês

Foto:Danilo Braga

Entre janeiro e novembro de 2019, a Guarda Municipal de Campinas atendeu 1.347 casos envolvendo som alto em carros parados em vias públicas da cidade. Com base na Lei do Pancadão, regulamentada em 2015, a corporação recebeu 2.131 denúncias, apreendeu 97 veículos e registrou 122 ocorrências por mês. O comandante da Guarda, Márcio Frizarin lembra que os números devem aumentar nas festas, período no qual tradicionalmente ocorre alta.

Ainda assim, é comum que os motoristas diminuam o volume ao ver viaturas. Por isso, alguns chamados não evoluem para ocorrências “Eles desligam o som com o controle quando a equipe tá chegando. E a gente acaba não conseguindo fazer a apreensão, porque muitos desligam”, explica. Quando flagrados, os responsáveis são multados em 500 Unidades Fiscais, equivalentes a R$ 1.750 e ainda arcam com os valores do pátio e do guincho.

A lei define limites de som para diferentes áreas. Em locais residenciais, por exemplo, estabelece 50 decibéis entre 7h e 21h59 e 45 decibéis de 22h às 6h59. Frizarin explica que todas as bases da corporação possuem decibelímetros, equipamentos necessários para medir o som e comprovar que há irregularidade. Entre as regiões com mais chamados, estão os bairros Vila Olímpia, São Marcos, Praça da Concórdia, no distrito de Campo Grande, Vida Nova, Oziel, e Florence.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.