Começou a valer o novo trecho com faixa exclusiva de ônibus na Avenida Andrade Neves, entre as avenidas Benjamin Constant e Barão de Itapura, em Campinas. Com isso, os motoristas que usam a Avenida Andrade Neves para acessar o centro da cidade e o bairro Botafogo devem ficar atentos.
O Código de Trânsito Brasileiro determina que transitar nas faixas exclusivas de ônibus é infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Placas de sinalização estão indicando o ponto de entrada na faixa exclusiva para a conversão e, neste primeiro momento, os agentes da Emdec vão atuar de forma educativa, orientado os motoristas.
No trecho, de 650 metros, que fica do lado direito da via, a velocidade foi reduzida de 60 para 50km/h e será utilizada por 23 linhas do transporte coletivo. A faixa exclusiva de ônibus da Avenida Andrade Neves tem a circulação média de 92 ônibus por hora e registra um volume de 41,4 mil veículos em circulação por dia.
A implantação da faixa teve início em novembro a um custo de R$ 71 mil e 500. A Avenida Andrade Neves recebeu nova sinalização viária, pintura de faixas de pedestres, retenções, balizamentos e legendas e a faixa da direita foi alargada. A medida tem o objetivo de melhorar o desempenho do transporte coletivo e aumentar a segurança viária.