Ouça ao vivo

Problema para comerciantes continua na 13 de Maio

Foto: Flávio Botelho

Os banheiros públicos instalados pela Prefeitura de Campinas na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, foram aprovados pela população que trabalha e circula diariamente pelo local. Os sanitários possuem rede de esgoto própria e foram instalados em contêineres de aço revestido e com toda a infraestrutura. As unidades estão dividas em  masculino e feminino, e um especial, para pessoas com deficiência e fraldário.

A princípio, o uso é gratuito. Mas a intenção da Prefeitura é cobrar um valor simbólico dos usuários, exceto das pessoas em situação de rua. A taxa ainda não foi definida e o uso continua sendo de graça para todos. De acordo com o comerciante José Antônio, os banheiros estão sempre limpos e com produtos de higiene. Segundo ele, o conjunto de sanitários públicos resolveu um grande problema. “É um excelente banheiro, com funcionalidade boa”, define.

Mas segundo o comerciante, apesar de todo o benefício, um problema antigo continua sendo enfrentado. Os banheiros são fechados no período noturno. Sem alternativa, as pessoas em situação de rua acabam usando os espaços próximos às lojas e bancas existentes no local para fazerem suas necessidades fisiológicas. “Quem precisa fazer a limpeza é o próprio dono da banca. Isso é normal e natural e é feito todo dia. Se não fizesse, ninguém ficaria aqui”, explica.

O jornaleiro Carlos Roberto Schultz tem uma banca na Praça Rui Barbosa. Ele diz que o conjunto de banheiros resolveu o problema de quem trabalha e circula pelo local. Porém, todos os dias ele tem que chegar mais cedo para lavar a calçada e o entorno de seu estabelecimento comercial, por conta do mau cheiro. “Resolveu para a maioria das pessoas, mas todo dia preciso limpar o entorno da banca”, reclama.

Quem também tem que chegar mais cedo para lavar a frente e as laterais da banca de eletrônicos no calçadão da 13 de Maio é o comerciante Gustavo Oliveira. Para ele, os banheiros públicos deveriam ficar abertos por mais tempo, para atender principalmente as pessoas em situação de rua. “Esse banheiro não adianta, porque no período noturno teria que ficar um guarda, por conta da chance de uso de drogas”, diz.

De acordo com uma nota encaminhada a reportagem, a Prefeitura de Campinas explicou que o banheiros instalados na Praça Rui Barbosa funcionam diariamente no período das 6h às 22h. A Administração informou também que não existe nenhuma possibilidade dos banheiros ficarem abertos 24 horas por dia. O horário de funcionamento foi discutido entre a Prefeitura e as entidades representativas do comércio. Entre elas, a Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.