Campinas esboça reação na criação de empregos

Foto: Valéria Hein

Campinas teve saldo de mais de 2,7 mil empregos em 2019. Este é o segundo ano seguido de resultados positivos na cidade. Em 2018, o superávit foi até maior: 4,9 mil oportunidades. E o último ano com mais vagas abertas do que fechadas foi 2013. A série negativa de 2014 a 2017 teve ápice de -15,6 mil em 2015. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Dentro dessa realidade, o destaque vai para a construção civil. Em Campinas, o setor puxou os dados com saldo exato de 1.129. Foram 10.324 vagas criadas em 2019, contra 9.195 fechamentos. O balanço é da Associação Regional da Habitação, a Habicamp. O presidente da entidade, Francisco de Oliveira Lima, é otimista. Para ele, os números indicam que 2020 será ainda mais favorável. “Fechamos 2019 no positivo e tenho a expectativa de um ano melhor”, diz

Mas outro setor também chamou a atenção na criação de empregos. As pequenas empresas abriram 3,7 mil novas vagas em 11 meses de 2019. O índice é do Sebrae-SP com base no Caged de janeiro a novembro. O gerente do serviço estadual em Campinas, Nilcio Freitas, também é otimista.

Ele defende que o mercado de novos negócios está aquecido. Com isso, é normal que as empresas menores contratem mais. “As empresas começam pequenas, então é tendência que gerem mais”, afirma. O saldo das MPEs representa 69,9% do total gerado em 11 meses na cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

CPFL faz cadastro da Tarifa Social de Energia em Valinhos 

Obras noturnas no Anel Viário Magalhães Teixeira começam nesta segunda-feira em Campinas

Região central lidera ranking de roubo e furto de celulares em Campinas  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.