Ouça ao vivo

Famílias terão que deixar casas que foram inundadas

Foto: Flávio Botelho

Famílias que moram na área verde do bairro Recanto dos Dourados, e que tiveram as casas inundadas no temporal que ocorreu no dia 13 de janeiro, foram notificadas pela Prefeitura de Campinas para deixarem os imóveis. A Defesa Civil contabilizou 22 famílias. Deste total, 16 estão em áreas consideradas de risco iminente, pois ficam próximas ao Córrego Tanquinho.

Entre as famílias, oito foram inscritas na Secretaria Municipal de Habitação para recebimento do auxílio-moradia no valor de R$ 590,00 por mês. As demais já foram notificadas para receber o benefício, como é o caso do polidor de piso Jhonatan Pereira. A dona de casa Thalía Carliane está na mesma situação, mas afirmou que não pretende deixar o local onde vive.

A situação é ainda mais complicada para a dona de casa Carmem Lúcia, que mora no local há 20 anos. A casa de cinco cômodos que divide com a família de dois filhos foi condenada e todos terão que deixar o imóvel. Só que o auxílio-moradia só é oferecido a ela. Já o segurança Luciano Labella conta que a residência onde mora também foi condenada e a família já foi cadastrada para receber o auxílio-moradia e entrar na fila da Cohab. De acordo com ele, no dia em que a casa foi inundada, a água subiu muito rápido, o que o fez crer que não se tratava apenas de água da chuva.

Na ocasião do forte temporal que inundou as residências na área verde do bairro Recanto dos Dourados, a Defesa Civil chegou a levantar a hipótese do rompimento de algum açude na região, por conta da grande quantidade de água.

Em nota, a Prefeitura informou que a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou análise dos reservatórios do tipo, que em sua maioria se encontram em áreas particulares, e constatou que eles não foram os causadores da inundação. Como a atribuição para autorizar e fiscalizar este tipo de obra é do Estado, através do Departamento de Água e Energia Elétrica, a pasta encaminhou ofício informado sobre o ocorrido e solicitando informações sobre a regularidade dos barramentos e açudes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.