Ouça ao vivo

Dia de reis é celebrado em Campinas

Para celebrar o Dia de Reis, as companhias de Campinas saíram em cortejo pelo calçadão da Rua 13 de Maio na manhã desta, segunda-feira, 06. Os grupos se encontraram na Catedral Metropolitana para a adoração do presépio e em sequência, o cortejo guiado pelos cantadores e instrumentistas seguiu até a Estação Cultura. O violeiro Tião Mineiro é um dos mais antigos representantes da Folia de Reis em Campinas. Segundo ele, o grupo que participa foi criado pelos seus avós há mais de 100 anos. “Eu comecei com cinco anos de idade. Hoje eu tenho 74 anos. Esse grupo criado pelos meus avós completou 112 hoje. Eu faço parte da terceira geração da família na Folia de Reis”, afirma.

O cortejo  chamou a atenção de muita gente que estava chegando para o trabalho, porém muitos não sabiam o que estava acontecendo. A vendedora de loja Luciana Rodrigues chegou a filmar o cortejo, mas não sabia o que era. “Na verdade eu filmei para perguntar para minha tia o que estava acontecendo. Eu não conhecia”, disse.

Já a advogada Joci Rossato diz ter ficado emocionada com o cortejo. Para ela a tradição tem que ser mantida. “Eu acho que o ser humano esquece o nosso próprio passado. A gente deveria aprender que não podemos deixar a história ser esquecida”. Manifestação cultural brasileira secular, a Folia de Reis recria a peregrinação dos três Reis Magos em visita ao menino Jesus. Em Campinas, as Companhias de Reis, segundo o Secretário de Cultura, Nei Carrasco, fazem parte do patrimônio cultural imaterial da cidade. “No fim de 2018, o Condepac reconheceu as companhias de Folia de Reis como patrimônio da cidade. É o equivalente ao tombamento de imóveis”, explica.

No total Campinas reúne seis companhias. Ao contrário das formações rurais, constituídas essencialmente por núcleos familiares, as Folias de Reis campineiras são formadas por imigrantes vindos de diversas partes do Brasil.
Em sua maioria, esses participantes são moradores dos bairros periféricos da cidade. Segundo a tradição cristã, o dia 06 de janeiro recorda o dia em que os reis magos encontraram o Menino Jesus.  Os reis teriam sido avisados do seu nascimento e chegaram ao seu encontro após terem sido guiados por uma estrela. De acordo com a narração bíblica, os reis Melchior, Gaspar e Baltazar presentearam o Menino. Os presentes oferecidos eram ouro, incenso e mirra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.