Ouça ao vivo

Falta de informação marca primeiro dia da placa Mercosul

Começou a vigorar nesta sexta-feira, 31, o uso obrigatório da placa Mercosul e a falta de informação marcou esse primeiro dia em Campinas. Nem mesmo as empresas credenciadas estavam 100% certas sobre como proceder e, em alguns casos, nem mesmo o preço havia sido determinado. A data está de acordo com o que estipula a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina a adoção do novo modelo de placas de identificação veicular a partir do dia 31 de janeiro. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que não aderir ao novo padrão não conseguirá emplacar novos veículos.

Além de toda confusão criada com o procedimento, as emissões de placas novas foram suspensas na última semana e muita gente ficou literalmente a pé. Sérgio do Amaral comprou um carro em Campinas e simplesmente não conseguiu tirar o veículo da concessionária por causa do emplacamento. Com a promessa de que o serviço fosse restabelecido nesta sexta-feira, ele acredita que haverá uma fila grande de pessoas na mesma situação. “Eles falaram que a partir do dia primeiro o sistema iria voltar, mas acredito que agora terá uma fila gigantesca. Tanto para a emissão dos novos documentos, quanto para emplacamento. Porque uma semana com tudo parado, vai acumular serviço. Eu acho que vou ter uma semana complicada novamente”, disse.

Leonardo Ferreira trabalha em uma estampadora de placas credenciada pelo Detran em Campinas. Segundo ele, ainda não dá para fazer nenhum tipo de previsão sobre como o novo procedimento se dará. “Como o Detran travou os documentos na sexta-feira passada, hoje começara a gerar documentos no novo padrão da placa Mercosul. Como a virada foi hoje, está bem no começo e não dá para prever muita coisa”, afirmou. O presidente da associação dos despachantes de Campinas, Antônio Moreno de Souza, disse que o número de empresas credenciadas para a emissão das placas é pequeno, mas que a adesão está acontecendo diariamente. “Por enquanto eles estão credenciando no dia a dia. Ontem tinha três ou quatro empresas. Hoje já tem mais algumas inscritas no sistema. Se continuar nesse ritmo, até o final de fevereiro nós deveremos ter umas 20 empresas”, acredita.

Ao Detran.SP cabe, por delegação de competência dada pela Resolução do Contran,o provimento da infraestrutura de tecnologia de informação e controle das operações de emplacamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.