O clássico álbum The Dark Side of The Moon da banda Pink Floyd

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O LP  “The Dark Side of The Moon” de 1973 do grupo inglês Pink Floyd, atingiu números avassaladores de vendagem e colocou  definitivamente o grupo inglês  na  história do rock.  Esse trabalho marcou  o início da fase mais próspera do conjunto. Período áureo aclamado pela crítica e sucesso de  público.

A estética  do psicodelismo  do inicio da banda   foi dando lugar a uma nova identidade musical . Roger Waters  baixista e mentor  dessa fase que durou até 85, assinou todas as letras desse disco e trouxe uma  reflexão sobre questões como   a  morte,  dinheiro, stress, loucura e o tempo.

O Pink Floyd ficou 7 meses dentro  do  famoso estúdio Abbey Road  tempo suficiente para  esse projeto,  ser até os dias de hoje,   uma referencia em qualidade técnica. Ouvir The Dark Side é uma   verdadeira  experiência sonora . Mixagem perfeita, o uso de sintetizadores,  a inclusão de ruídos do dia a dia… tudo um busca pelo o que seria o  som do  futuro.

Além do excelente aparato técnico, todos  os integrantes da banda se superam em performances inspiradíssimas, como o emblemático solo de guitarra de David Gilmour na música Time.

O aspecto conceitual de The Dark Side of The Moon ganhou um elemento  a mais que foi a  inclusão de diversos depoimentos colhidos através de entrevistas com personalidades e até pessoas comuns sobre a temática do álbum .

Em 2005 depois de 24 anos a formação clássica do Pink Floyd esteve reunida para uma apresentação em Londres, mas a morte do excelente tecladista Richard Wright 3 anos depois, colocou um ponto final no que poderia ser o retorno do grupo.

A identidade   musical do Pink Floyd foi moldada a partir de The Dark Side of The Moon,  o som e o silencio passaram a ter  a mesma importância na elaboração  das músicas. Proposta que foi de encontro ao estilo  do baterista Nick Mason  que fugia do padrão força e velocidade.

Precursor do Pink Floyd, Sid Barret, deixou o grupo logo no início da jornada em 68 ,  ao  se fechar  num mundo de loucura e descontrole antes de morrer. Talvez ele tenha de verdade conhecido o verdadeiro lado obscuro da lua.

Confira este edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Bob Marley a essência do Reggae

Hoje nós vamos falar e ouvir sobre o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Ele ficou famoso por popularizar esse  gênero, que