Ouça ao vivo

Situação de túneis do Mercadão coloca pedestres em risco

Foto: Flávio Botelho

O complexo de túneis para pedestres que dá acesso ao Mercadão, na área central de Campinas, está em estado de abandono. Há lixo espalhado por todos os cantos e em determinadas passagens o mau cheiro chega a ser insuportável. As pequenas praças existentes no local e nas proximidades estão tomadas pelo mato e muita sujeira. Os túneis usados por moradores e trabalhadores da região do Botafogo acabaram se tornando abrigo para pessoas em situação de rua.

Para a cuidadora de idosos Beatriz Xavier, que mora em um prédio próximo, a situação é  péssima. “Aqui você precisa desviar do mato, ou da sujeira e dos excrementos”, reclama. Já a auxiliar de enfermagem Cristiane de Sousa, considera o panorama degradante. “Me dá um pouco de medo passar aqui, principalmente à noite”, diz.

O comerciante Antônio Ferreira é proprietário de um bar na Rua Marachal Deodoro. O estabelecimento fica bem em frente a um dos túneis.  Ele explica que a última vez que viu o local sendo lavado foi em junho do ano passado. “E foi lavado porque eu pedi para o Departamento de Limpeza Urbana. E toda vez que ligo dizem que não podem fazer outra vez”, conta.

A falta de segurança pelos túneis e áreas próximas é evidente. O vendedor ambulante José Pereira da Silva diz já ter sido assaltado em um das passagens.  “Subi a escadinha e fui abordado por dois caras”, lamenta. O porteiro Bruno Moreno trabalha na Rua Falcão Filho e é obrigado a passar pelos túneis para acessar o terminal de ônibus em frente ao Mercadão. Ele explica que, se tivesse que passar pelo local no período noturno, usaria outro caminho. “Evitaria com certeza, porque não confio”, afirma.

O medo de passar pelo local obriga muitos pedestres a se arriscarem no trânsito que passa por cima dos tuneis. Este é o caso da cozinheira Deusdete de Jesus. “Eu prefiro, porque é muito perigoso por lá”, alega. O vendedor Luiz Nascimento mora na Rua Culto à Ciência e utiliza os túneis como passagem. Só que a situação, segundo ele, está cada vez mais difícil. Na opinião dele, a omissão do poder público coloca a sociedade em situação de risco. “É falta de cuidado e também omissão do Poder Público. A gente fica em uma situação terrível”, opina.

Em nota encaminhada à reportagem, a Prefeitura de Campinas informou que o Departamento de Limpeza Urbana, o DLU, tem equipes de varrição, diariamente, na região central. Além disso, a coleta de lixo é realizada todos os dias, e há também o cata-treco, que recolhe materiais e objetos descartados por pessoas em situação rua.

O Executivo informou ainda que uma equipe do DLU vai ao local verificar se há mais algum descarte nos túneis e fazer a limpeza imediata. Sobre o mato nas praças, a Administração diz que a Secretaria de Serviços Públicos está com 16 equipes, com funcionários e cerca de 200 reeducandos, fazendo a roçagem da grama em toda a cidade. Porém, a prioridade, no momento, é fazer a limpeza das áreas das mais de 200 escolas municipais para o início do ano letivo.

Em relação ao problema da segurança citado pelos entrevistados, a resposta é que a Guarda Municipal faz patrulhamento na região central diariamente e que há um concurso, em andamento, para aumentar o efetivo da GM. Sobre os moradores de rua, a equipe do SOS Rua faz abordagens diariamente nesse local. As pessoas que se encontram nessa situação, São orientadas a buscar os serviços municipais voltados a esta camada da população, pois não há um respaldo legal para obrigar essas pessoas a saírem das ruas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.