Ouça ao vivo

Tarifa branca de energia começa a valer na região

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Começou a valer neste ano a opção pela tarifa branca da CPFL Paulista para todos os consumidores de residências e pequenos comércios, conectados em baixa tensão. A tarifa branca possibilita o pagamento de valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. Ou seja, se o consumidor priorizar o uso da energia nos períodos de menor demanda (pela manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), o valor pago pela energia consumida será reduzido.

De acordo com o diretor Comercial da CPFL Paulista, Rafael Lazzaretti, antes de optar pela tarifa branca, é muito importante que o consumidor, conheça seu perfil de consumo. “Cada cliente tem que fazer a análise de seu perfil de consumo. E sabendo disso, ele pode avaliar se consume mais energia nos horários indicados e aderir ou não à tarifa branca”, explica.  A opção pela tarifa branca não é vantajosa se o consumo for maior nos períodos de ponta, das 18 horas às 21 horas. Rafael Lazzaretti explica que quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade. “Entre 18 horas e 21 horas é o horário onde o consumo de energia acontece em maior velocidade. Quem passar a consumir mais energia fora desse período, pode economizar na conta de energia elétrica”, disse.

Sábados, domingos e feriados são considerados tarifa fora de ponta nas 24 horas do dia.  O consumidor pode aderir à tarifa branca e depois solicitar a volta à tarifa convencional se não perceber a vantagem. A modalidade não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, que já são beneficiários de descontos previstos em Lei.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.