Ouça ao vivo

A disco music do grupo Chic

Luzes e roupas coloridas, calça boca de sino, maquiagem pesada e pessoas querendo dançar. Esse era o clima da chamada discoteca, que partiu dos Estados Unidos e invadiu boates mundo afora . Essa maneira de se divertir não durou muito tempo. O auge pode-se dizer que foi de 1975 a 80, mas o impacto que ela causou foi sentido em várias áreas, especialmente na música. Por ter sido um período curto, ficou marcado por artistas de um só sucesso. É lógico que existem exceções , e os 03 primeiros discos dessa banda comprovam isso.

Chic é um nome obrigatório em qualquer festa que pretenda reviver o clima da disco music. Embora o grupo que tenha sempre mantido Tony Thompson na bateria e uma dupla de mulheres para comandar os vocais, além de músicos convidados, o mérito de todo o trabalho de criação vai para o guitarrista Nile Rodgers e o baixista Bernard Edwards. Além de fundadores, eles foram os compositores, arranjadores e produtores de todos os sucessos que ganharam fama mundial. E foi dessa dupla também a ideia de adotar um visual sóbrio, fugindo dos exageros da época.

Lançados respectivamente em 77 , 78 e 79, os 3 primeiros discos do Chic venderam muito bem. Inclusive o compacto de Le Freak é o recordista de todos os tempos da gravadora Atlantic. Mesmo assim, a maioria dos críticos colocou o grupo no mesmo patamar de artistas forjados em estúdios que só aproveitavam a onda. Talvez a febre da discoteca os tenha irritado, pois não perceberam que o riffs da guitarra de Nile e os acordes do contrabaixo de Bernard, bem ao estilo funk, entraram para a história.

Já os colegas de profissão notaram rápido que eles poderiam ajudá-los, fosse escrevendo, produzindo ou tocando. Basta citar alguns dos nomes com os quais Nile e Bernard trabalharam durante a década de 80. David Bowie, Duran Duran, Mick Jagger, Madonna e Diana Ross estão na lista.

Ao contrário de muitos grupos que atribuem o surgimento ao acaso, o Chic apareceu de caso pensado. A dúvida de Nile e Bernard era quanto ao som. Pode parecer brincadeira, mas as opções estavam entre o punk e a discoteca. A rebeldia do punk foi deixada de lado quando eles perceberam que não tinham nenhuma tendência para a violência e nem queriam quebra-quebra nos shows.

Junta-se a isso o fato das gravadoras alegarem que não saberiam como promover negros nesse gênero. E a recusa só poderia se justificar pelos aspectos comportamental e visual , pois a dupla já havia montado bandas de rock no início dos anos 70, quando trabalharam em estúdio ou acompanhando outros artistas.

O esgotamento da discoteca fez muitas vítimas, entre elas o Chic, que acabou em 1983. A retomada do grupo para um novo disco e shows por  todo o mundo só aconteceu em 1992. Por falar em tempo, dizem que ele cura feridas, transportando esse ditado para a música, é possível afirmar que ele muda opiniões.  No caso do Chic, isso foi positivo, porque muitos daqueles que falaram mal durante o período de sucesso, se retrataram quando a febre da discoteca passou e reconheceram o valor da obra  deixada pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards.

Os sucessos da Chic agradam muita gente, mas quem gosta dessa levada pode escutar os  3 primeiros discos sem pular nenhuma faixa, porque todas garantem bons tempos.

Confira esta edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Borteletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.