Ouça ao vivo

Departamentos não escapam de mato alto

Foto : Flávio Botelho

A falta de manutenção de ruas, avenidas e praças de Campinas pode ser vista por toda a parte. Nem mesmo em frente e ao redor das sedes de departamentos públicos a situação é diferente. Na Avenida Faria Lima, por exemplo, estão instalados vários departamentos como a Defesa Civil, o Departamento de Parques e Jardins, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e o Departamento de Limpeza Urbana.

Em frente a essa unidade dá para perceber que o lixo acumulado na calçada em um canto próximo ao alambrado está por ali há muito tempo. Um pouco mais adiante, uma placa avisa ao pedestre para usar a calçada para garantir a segurança. O problema é que o aviso está praticamente encoberto pela folhagem e a calçada pelo mato. O mesmo acontece em frente ao Departamento de Parques e Jardins e no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador.

No calçamento da Defesa Civil, pela Rua Padre Cícero Canuto de Lima, a situação é ainda pior , pois os pedestres são obrigados a andar pela rua junto aos carros por conta do mato. Sérgio Inácio de Lima passa por ali diariamente e diz que o problema é antigo. O desempregado José Carlos de Oliveira foi até a sede do Cerest, na Avenida Faria Lima, e não gostou do que presenciou.

As faltas de manutenção e limpeza podem ser verificadas em toda a extensão de ruas, avenidas e praças próximas a esses departamentos públicos visitados pela reportagem. A situação se repete nos bairros. Toda a extensão do canteiro central da Avenida Tancredo Neves, onde fica a sede da Administração Regional 7, está tomada pelo mato alto. De acordo com a comerciante Eliane de Sousa o mato não é cortado há vários meses.

O mato alto no canteiro central da Avenida Tancredo Neves, em determinados pontos, torna a passagem de pedestres impossível. Já perto dos cruzamentos, a situação é ainda mais complicada, pois impede a visão dos motoristas. As consequências, segundo a balconista Fernanda Nogueira, são os constantes acidentes de trânsito. O mesmo acontece no cruzamento seguinte com a Rua Campo Grande, em frente a E.E. Professora Maria Julieta de Godói Cartezan,  que fica próximo ao Centro de Saúde Tancredo Neves e a uma unidade de educação infantil.

Em resposta, a Prefeitura de Campinas informou que as equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão em toda a cidade fazendo a roçagem do mato. São cerca de 1,3 mil pessoas, entre funcionários terceirizados e reeducandos. As equipes do Departamento de Parques e Jardins estão mobilizadas, com prioridade para as mais de 250 escolas e creches municipais. A programação de roçagem em outras áreas será a partir da próxima semana. O lixo descartado irregularmente é limpo continuamente pelas equipes do Departamento de Limpeza Urbana e as Administrações Regionais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.