Mortalidade infantil é a menor da história em Campinas

Foto: Edson Lopes Jr/A2AD

Com um índice de 7,54, Campinas atingiu em 2019 a menor taxa de mortalidade infantil da história da cidade. O indicador mede o número de mortes de crianças de até um ano de idade para cada mil nascimentos. Além da queda de 17,1% na comparação com o ano anterior, o número indica uma taxa de mortalidade similar a de países de primeiro mundo, como explica Carmino de Souza, secretário de saúde de Campinas.

Carmino de Souza explica que a taxa de mortalidade infantil é um dos principais indicadores das ações na área da saúde pública por medir os três níveis de atenção à saúde. O resultado inclui maternidades públicas e privadas municipais e estaduais.

Carmino explica que as causas mais comuns de mortalidade infantil são a extrema prematuridade, causada por desnutrição, doença e dependência química da mãe e má formações em crianças com doenças congênitas, principalmente cardíacas. O índice de mortalidade infantil também está relacionado à qualidade do saneamento básico e fatores ambientais e socioeconômicos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.