Ouça ao vivo

Carnês duplicados do IPTU confundem moradores de Sumaré

Foto: Divulgação/ Redes sociais

Donos de imóveis de Sumaré receberam dois carnês do Imposto Predial Territorial Urbano. A situação se espalhou pelas redes sociais e confunde os contribuintes, que temem cair em golpe, ou pagar duas vezes o tributo. O caminhoneiro Luiz Carlos Júlio, por exemplo, recebeu as duas correspondências, ouviu o áudio difundido pelo WhatsApp e tenta descobrir qual é a cobrança certa: as folhas com a capa colorida, ou a preta e branca.

“A gente ia pagar, mas recebemos o áudio e descobrimos que várias pessoas tinham recebido os carnês de capa preta e capa azul. Aí a gente fica na dúvida, porque falaram que o preto é falso. E ambos têm informações iguais”, diz.

Em meio aos boatos e à desinformação, a dona de casa Adriana Ramon Moreira, mesmo recebendo somente o carnê preto e branco do IPTU, também afirma que se sente insegura. Afinal de contas, e se a cobrança do imposto for falsa? Sem saber o que fazer, ela também viu um vídeo supostamente feito na cidade e que reforça as suspeitas de muitos moradores de que o documento seria uma tentativa de golpe. Com isso, pediu a emissão da segunda via do carnê.

“Fique na dúvida e entrei no site da Prefeitura e tirei a segunda via. Só que na cota única já tá cobrando R$ 5 a mais em relação ao valor do carnê. Aí estamos com várias dúvidas, porque dizem que o preto e branco é falso”, justifica.

A Prefeitura de Sumaré foi procurada pela produção da Rádio CBN Campinas, mas disse que ninguém gravaria sobre o assunto. Além disso, alegou que já se manifestou sobre as dúvidas em uma nota oficial divulgada nos últimos dias.

O comunicado afirma que a administração municipal tomou conhecimento sobre os carnês de IPTU em duplicidade que chegaram para alguns contribuintes e que instaurou um procedimento interno para verificar o caso. O texto reforça que o Executivo tem compromisso com os cidadãos e informa que os moradores que precisarem de informações podem procurar a Central de Atendimento ao Contribuinte na Rua José Maria Miranda, 1.184, no centro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.