Ouça ao vivo

Falso advogado é detido após denúncia da OAB

Um homem que se passava por advogado em Campinas foi detido após ter sido denunciado pela Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB vinha monitorando os passos de Max William Gomes, que se apresentava como profissional da área, sem jamais ter concluído o curso de direito. Ele chegou a frequentar a universidade e conseguiu alguns estágios, o que facilitou seu acesso a fóruns, delegacias e promotoria. Mas sem a conclusão do curso e sem a aprovação da OAB, ele captava clientes na região do São Quirino, em Campinas.

Com a denúncia da OAB, a polícia foi até o local onde o suspeito trabalhava. Ele foi detido para prestar esclarecimentos. No momento da chegada dos policiais, Max William Gomes estava atendendo um cliente. Esse cliente, que não quis gravar entrevista, disse que o suspeito era conhecido como advogado na região em que morava. O presidente a OAB Campinas, Daniel Blinkstein, disse que além de exercer ilegalmente a atividade profissional, o suspeito ainda teria cometido outra ilegalidade ao dizer que uma advogada assinaria as petições por ele. “Acionamos a polícia civil para verificar a questão do exercício ilegal da profissão e também para identificar quem são os advogados que eventualmente estariam facilitando a atividade dele. Ele nos disse que estaria trabalhando em parceria com uma advogada e que ela assinaria as petições por ele, o que também é vedado”, disse.

Em depoimento à polícia, o suspeito disse que jamais se apresentou como advogado e que apenas estagiava na área. Ele também afirmou que jamais compareceu ao fórum ou ao plantão policial sem a companhia de um advogado habilitado, como explicou seu advogado de defesa, Ícaro Batista.“Ele nega esse tipo de acusação. Ele disse que sempre foi e se apresentou como estagiário e que nunca exerceu alguma atividade que não fosse de estágio. Ele disse que sempre estava acompanhado de um advogado habilitado e que nunca veio à delegacia sozinho”, revela. Max William Gomes prestou depoimento e foi liberado em seguida.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.