Filme de Adoniran Barbosa será lançado em Valinhos

O documentário “Adoniran, Meu Nome é João Rubinato”, dirigido pelo cineasta Pedro Serrano, será lançado nesta quarta-feira, dia 5 de março, em sessão especial no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos.

Através de imagens de arquivos raras e depoimentos de famosos e anônimos, o compositor pode ser redescoberto pelo público. A entrada é de graça e os ingressos são distribuídos pela Secretaria Municipal de Cultura. A exibição está programada para começar às 19h30.

João Rubinato nasceu em Valinhos no dia 6 de agosto de 1910 e viveu na cidade com a família até o inicio da adolescência. Era filho do casal Francesco Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da cidade de Cavarzere, província de Veneza.

O casal desembarcou em Santos no dia 15 de setembro de 1895, passou pela Hospedaria dos Imigrantes e foi trabalhar nas lavouras do município de Tietê antes de se mudar para Valinhos. A família deixou a cidade e foi para Jundiaí trabalhar na linha férrea, depois para Santo André e, finalmente, São Paulo.

Antes de se tornar Adoniran, João Rubinato representava, em programas de rádio, diversos personagens, entre ods quais Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador por sua grande popularidade.

Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista. Faleceu aos 72 anos na cidade de São Paulo, no dia 23 de novembro de 1982.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Águas de Lindóia recebe festival internacional de jazz e bossa nova

Artur Nogueira recebe encontro nacional de radioamadores no dia 12 de outubro

Tron: Ares cria história de conflito entre humanos e inteligência artificial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Tron: Ares cria história de conflito entre humanos e inteligência artificial

Um filme de ficção científica é o destaque entre as estreias da semana no cinema. Tron: Ares acompanha uma espécie de computador altamente qualificado e mais bem desenvolvido do que os demais presentes na Terra. Em uma importante missão, Ares é retirado do mundo digital para conseguir resolver os problemas do mundo real, no entanto, os perigos apresentados pelo novo trabalho serão capazes de fazê-lo desacreditar dos próprios códigos. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.