Ouça ao vivo

João Dória rebate desafio sugerido por Bolsonaro

Foto: Flávio Botelho

O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a questão dos impostos dos combustíveis. No último dia 5, Bolsonaro afirmou que está preparado para o zerar os impostos federais sobre os combustíveis se os governadores também zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, cobrado pelos estados. A afirmação foi feita em tom de desafio a jornalistas no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Em sua conta no Twitter, nesta semana, Jair Bolsonaro culpou os governos estaduais pelo custo dos combustíveis não cair nas bombas. Segundo o presidente, os “governadores cobram em média 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas”, e não admitem perder receita. Um dia após o desafio feito por Bolsonaro, João Dória disse que a Petrobras é competência do Governo Federal e ironizou dizendo que não governa através das redes sociais.

“Nós temos que tratar os temas republicanos com respeito e com responsabilidade. Não se pode jogar nas costas de 27 governadores a responsabilidade da redução dos combustíveis na bomba. O Governo Federal é que controla a Petrobras e detém três impostos que incidem diretamente nos valores e pode reduzir e tomar as atitudes. Não creio que vá reduzir, mas, se entender que deve fazer, tudo bem. Mas nós entendemos que a melhor forma de governar não é pelo WhatsApp. Os governadores podem ajudar, mas sem populismo”, afirmou.

A critica do governador do estado foi feita durante  inauguração de obras em Itupeva. João Dória esteve na cidade para dar inicio a obras de ampliação do sistema de coleta de esgotos no município. A obra orçada em R$ 9 milhões está programada para ser concluída em 2022. Foi anunciado também investimentos de R$ 10 milhões na área da Educação. Durante a cerimônia, o governador assinou autorização para o recapeamento de 16 km de vias e a interligação de uma avenida com uma estrada da cidade por meio da construção de uma ponte com 45 metros de extensão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.