Ouça ao vivo

MPE apura possível propaganda antecipada de Jonas

Foto: Divulgação/Diretório PSB

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo ofereceu uma representação judicial à Justiça Eleitoral contra o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, para apurar um possível caso de propaganda eleitoral antecipada. No despacho, o promotor de Justiça Leonardo Liberatti cita que Jonas, impossibilitado de concorrer novamente ao cargo de prefeito, já escolheu quem deseja que venha a ser o candidato dele nas eleições deste ano: o atual vice-prefeito, Henrique Magalhães, da mesma sigla. 

Segundo Liberatti, a prova disso se deu no último dia 17 de fevereiro, durante a inauguração da Estação Florence do BRT, quando o prefeito se manifestou da seguinte forma referindo-se ao atual vice: “É um nome que Campinas deve olhar com muito carinho, ele se encaixa naquele perfil que venho falando. Quem gosta de mim, vai votar nele, e quem não gosta vai falar ‘o Henrique é gente boa, eu acho que, né..”

Na representação, o promotor destaca que a propaganda política somente poderá ser realizada a partir de 16 de agosto do vigente ano, conforme dispõe a resolução TSE nº 23.610/2019, em seu art. 2º e art. 36 da Lei nº 9.504/97. Portanto, é patente a irregularidade do representando em pedir votos para o seu preferido à sucessão.  

Além de Henrique Magalhães, Rafa Zimbaldi e Wanderley Almeida, o Wandão, são cotados para disputar a prefeitura de Campinas pelo PSB. Apesar das palavras de apoio a Henrique, Jonas já disse em várias ocasiões que vai acatar a decisão do partido. Além disso, afirmou que os três pré-candidatos têm competência para disputar o cargo e enfatizou que, qualquer um que for escolhido em convenção partidária, terá chance de chegar ao segundo turno.

Henrique Magalhães Teixeira migrou do PSDB para o PSB em 2018 alegando falta de espaço no partido tucano. Em nota, a assessoria da Prefeitura informou que o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, está à disposição do Ministério Público para prestar todos os esclarecimentos necessários.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.