O excelente lp Ideologia de Cazuza

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O ano era 1988,  o Brasil promulgava  a sua mais recente constituição federal e embalado pelo projeto de redemocratização, o Pais começava a respirar novos ares .  E nesta mesma época  Cazuza lançou o terceiro e mais importante  projeto de sua carreira solo, o disco Ideologia.

O diagnóstico positivo para o  vírus HIV , fez com a arte  mais do que tudo funcionasse como colete salva-vidas dentro de um oceano de incertezas, e a sua poesia  passou a ficar mais intensa além de ganhar um caráter de urgência dentro de uma processo de composição totalmente compulsivo.

A música-título   Ideologia, pode ser classificada como autobiográfica.  Uma inspirada parceria com o amigo Roberto Frejat, a letra mostra que o    garoto de Ipanema buscava  um novo sentido pra vida, uma vez que a transgressão não cumpria mais  esse papel.

Por ser filho de  empresário do mercado fonográfico, Cazuza cresceu  cercado por vários artistas.  E essas influencias  aumentaram o seu  universo musical  que ia  do rock  à  Cartola , era a busca de sua própria  linguagem artística.

A composição  Brasil a principio seria uma balada,  mas acabou se transformando num samba-rock  sobre   uma sociedade brasileira em transformação.   A música Brasil ganhou contornos de clássico da MPB na voz de Gal Costa que inclusive  foi tema da  novela global Vale Tudo.

O amigo Ney Matogrosso, que foi um dos responsáveis pelo  inicio do  sucesso do Barão Vermelho ,  assinou a direção do show Ideologia. E  o curioso mesmo está em outro grande parceiro  e produtor desse projeto Ezequiel Neves que morreu 20 anos depois de Cazuza em 2010 no mesmo 07 de julho.

Com 12 faixas e vários hits que entram na história da música brasileira  o disco Ideologia vendeu mais de meio milhão de cópias e recebeu o premio Sharp em 1988  como  melhor disco de pop rock.

Confira este edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

A disco music do grupo Chic

Luzes e roupas coloridas, calça boca de sino, maquiagem pesada e pessoas querendo dançar. Esse era o clima da chamada discoteca, que partiu dos Estados

MC Andynho Ramos – Entrevista

Nesta edição a gente recebeu o garoto da cidade de Itaboraí  do  Estado do Rio de Janeiro.  Ele  é  bastante atuante no uso das  redes