O excelente lp Ideologia de Cazuza

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O ano era 1988,  o Brasil promulgava  a sua mais recente constituição federal e embalado pelo projeto de redemocratização, o Pais começava a respirar novos ares .  E nesta mesma época  Cazuza lançou o terceiro e mais importante  projeto de sua carreira solo, o disco Ideologia.

O diagnóstico positivo para o  vírus HIV , fez com a arte  mais do que tudo funcionasse como colete salva-vidas dentro de um oceano de incertezas, e a sua poesia  passou a ficar mais intensa além de ganhar um caráter de urgência dentro de uma processo de composição totalmente compulsivo.

A música-título   Ideologia, pode ser classificada como autobiográfica.  Uma inspirada parceria com o amigo Roberto Frejat, a letra mostra que o    garoto de Ipanema buscava  um novo sentido pra vida, uma vez que a transgressão não cumpria mais  esse papel.

Por ser filho de  empresário do mercado fonográfico, Cazuza cresceu  cercado por vários artistas.  E essas influencias  aumentaram o seu  universo musical  que ia  do rock  à  Cartola , era a busca de sua própria  linguagem artística.

A composição  Brasil a principio seria uma balada,  mas acabou se transformando num samba-rock  sobre   uma sociedade brasileira em transformação.   A música Brasil ganhou contornos de clássico da MPB na voz de Gal Costa que inclusive  foi tema da  novela global Vale Tudo.

O amigo Ney Matogrosso, que foi um dos responsáveis pelo  inicio do  sucesso do Barão Vermelho ,  assinou a direção do show Ideologia. E  o curioso mesmo está em outro grande parceiro  e produtor desse projeto Ezequiel Neves que morreu 20 anos depois de Cazuza em 2010 no mesmo 07 de julho.

Com 12 faixas e vários hits que entram na história da música brasileira  o disco Ideologia vendeu mais de meio milhão de cópias e recebeu o premio Sharp em 1988  como  melhor disco de pop rock.

Confira este edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

CBN Campinas

99,1 FM

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

O LP que marcou a carreira de Lou Reed

Em 1972 Lou Reed com seu  projeto  solo,  atingiu uma maturidade com o lançamento do seu segundo Lp Transformer . Quem acompanha a fundo a obra desse cantor, guitarrista e compositor diz que nesse projeto ele conseguiu finalmente desenvolver suas ideias.

Somebody to love o sucesso da banda Jefferson Airplane

Em 1967 a contracultura ganhava força nos Estados Unidos. A juventude  Hippie fazia o sinal da paz e protestava contra a guerra do Vietnã O gênero que servia de trilha sonora era o folk, mas já com influencia da guitarra no rock. E nessa linha entra Somebody to Love do grupo Jefferson Airplane.