Os 50 anos dos discos Black Sabbath e Paranoid, os pilares do heavy metal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Após lançar o  primeiro álbum em fevereiro  1970  com o título de Black Sabbath  os 4 rapazes do antigo grupo Earth da cidade industrial  inglesa de Birminghan  praticamente definiram  uma nova estética  dentro do rock.  Uma mistura que  trazia um som pesado com temas obscuros.

Com  esta nova fase o  grupo  foi rebatizado  de Black Sabbath  nome alias inspirado  no título de  um  filme de terror .  E  esta    primeira  produção  da banda     já trazia  as   letras  do  baixista  Geezer Butler  com a  temática  sobre  assuntos sombrios, ou seja uma proposta diferente dos moldes   da  cultura  hippie do Flower Power.

Com o sucesso desse primeiro lp o  grupo   Black Sabbath retornou ao estúdio para lançar um  segundo álbum ainda no mesmo ano de 1970 o  que definiu  de vez a sonoridade do grupo inglês com um disco que foi primeiro lugar no Reino Unido,  e recebeu o nome de   Paranoid.

O  guitarrista Tony  Iommi  ao  superar  a  tragédia de ter as  pontas dos dedos decepados num acidente de trabalho  desenvolveu  uma novo jeito de tocar o seu instrumento  além de elaborar as suas próprias  próteses . Com isso ele encontrou   uma nova técnica e    criou poderosos riffs  . E com estes  dois primeiros lançamentos do Black Sabbath   acabou  por ampliar  os limites do rock, trazendo peso e extremo volume .

Ozzy Osbourne  de temperamento intempestivo e por vezes  depressivo , por conta de uma serie de problemas na infância e adolescência acabou por emprestar  ao  Black Sabbath e até para o rock mundial a sua  imagem icônica. Uma figura marcante e controversa  e dono de uma   voz poderosa !

Já o  baterista Bill Ward  amigo de Tony Iommi  trouxe  um suporte consistente  para esta sonoridade mais pesada que a banda estava propondo .  Também vale destacar o trabalho do produtor  Rodger  Bain  que  além de participar destes   dois  álbuns  também assinou o   terceiro  Master of Reality lançado em 1971 .

Antes mesmo que a crítica musical pudesse decifrar o Black Sabbath e  entender  o que estava acontecendo,  estes dois álbuns:   Black Sabbath  e Paranoid   se tornaram importantes  pilares do que ficaria conhecido mais tarde  como  Heavy Metal .

 

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

A disco music do grupo Chic

Luzes e roupas coloridas, calça boca de sino, maquiagem pesada e pessoas querendo dançar. Esse era o clima da chamada discoteca, que partiu dos Estados

MC Andynho Ramos – Entrevista

Nesta edição a gente recebeu o garoto da cidade de Itaboraí  do  Estado do Rio de Janeiro.  Ele  é  bastante atuante no uso das  redes