Ouça ao vivo

Campinas se diz preparada para o coronavírus

Foto: Flávio Botelho

A cidade de Campinas está preparada para enfrentar o coronavírus. A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza. Nesta quarta-feira, dia 26, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso positivo no Brasil: um homem de 61 anos, que mora na capital paulista e que voltou da Itália recentemente.

De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o Brasil já tem se preparado para vários cenários do coronavírus e já acertou com o Conselho Federal de Medicina, inclusive, um protocolo para a abertura de leitos em caso de necessidade. Em Campinas, a situação não é diferente. Para o secretário de Saúde, a chegada do vírus era inevitável.

Cármino afirma que o vírus é novo e que a vacina deve demorar para ser criada. Porém, acredita que a ciência vai dar uma resposta e a tecnologia tem facilitado os trabalhos. Como exemplo, cita o resultado do primeiro caso no Brasil, apontado de forma extremamente rápida. Ainda assim, na opinião dele, as medidas mais simples são as mais eficientes.

Ainda de acordo com o responsável pela pasta, o Brasil tem características climáticas diferentes dos países do hemisfério norte, onde surgiu o vírus e por isso é preciso saber como a doença vai se comportar. Ele lembra que o novo coronavírus tem se comportando de forma diferente nas diversas faixas etárias. Na análise de 72 mil casos, a gravidade foi maior com as pessoas de idade mais avançada e atingiu 15% na faixa dos 80 anos.

Não foi registrado nenhuma morte com crianças e em adolescentes chegou a menos de 0,2%. Para o secretário municipal de Saúde de Campinas, não se pode negligenciar e nem potencializar o panorama para não criar uma situação alarmante.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.