Após a reportagem da CBN Campinas sobre a falta de preparo das agências do INSS no enfrentamento à pandemia de coronavírus, o instituto divulgou uma nota esclarecendo a população. Nesta segunda-feira, a reportagem esteve na agência da Rua Barreto Leme, no Centro, e constatou que os recipientes de álcool gel da unidade estavam vazios e sequer havia sabão para as pessoas lavarem as mãos. For isso, a agência funcionava normalmente e as pessoas, em grande parte idosos, esperavam por horas o atendimento.
Nesta terça-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social divulgou uma nota onde reiterou que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Para isso, basta ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como por exemplo, em caso de perícia médica. Paralelo a isso, o INSS adotou algumas medidas preventiva como a restrição da presença de acompanhantes dos segurados durante o atendimento nas agências, podendo permanecer, apenas, procuradores ou representantes legais devidamente identificados.
Nas situações em que for necessário comparecer a uma agência, os segurados devem seguir as regras de higiene e manter sempre as mãos lavadas, com uso posterior do álcool em gel, produtos que faltam na agência central de Campinas. Outra iniciativa, para diminuir o fluxo de segurados que buscam as agências do INSS é a restrição do atendimento espontâneo até às 13h. Após este horário só serão feitos atendimentos programados e, caso não tenha agendamento, a agência deverá ser fechada.