O impedimento da presença de público no Dérbi de Campinas na noite de segunda-feira não foi a única decisão tomada por representantes das secretarias de esporte e saúde. Em uma reunião realizada na noite desta sexta-feira, as autoridades municipais proibiram a realização de qualquer evento capaz de aglomerar pessoas na cidade. Eles entenderam que a medida era necessária para impedir o avanço da contaminação pelo coronavírus. Deste modo, alguns eventos não acontecerão na cidade.
Neste sábado, por exemplo, a Corrida da Lua foi cancelada. As partidas do Vôlei Campinas, no ginásio do Taquaral, também vão acontecer sem a presença de público. Segundo o secretário de saúde de Campinas, Cármino de Souza, a medida tomada foi necessária diante da gravidade do quadro apresentado pelo coronavírus.“Nós não podemos ter aglomeração. Aglomeração causa transmissão. Infelizmente nós estamos diante de uma situação, onde nós temos um vírus de altíssima transmissibilidade e muito resistente. Então as providências devem ser tomadas atrásra”, afirma.
Em locais em que a prefeitura não pode interferir, como as igrejas, a orientação é para que as pessoas não frequentem esses ambientes durante os próximos dias. De todo modo, o secretário Cármino de Sousa disse confiar no bom senso dessas instituições no auxílio à proteção da saúde pública. “Nós estamos recomendando as igrejas, estamos recomendando onde possa haver aglomeração. O Papa fechou todas as igrejas da Itália. Quem entendeu a gravidade do que nós estamos enfrentando, não reluta em tomar essa decisão”, disse. A decisão da prefeitura de cancelar ou suspender a participação do público em eventos de qualquer natureza é por tempo indeterminado.