Ouça ao vivo

Campinas não veta, mas recomenda evitar aglomerações

O secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, não fala em cancelamento e suspensão de eventos e aulas na cidade, mas orienta que os moradores evitem aglomerações e pede atenção em locais como shoppings. Para ele, qualquer decisão que seja tomada sem o devido cuidado pode ser alarmista e por isso não vê necessidade, por enquanto, de ordenar a suspensão das atividades nas escolas, a exemplo do que foi definido pela Unicamp.

“A linha entre alarmar e alertar é muito tênue e não podemos tomar medidas intempestivas. Então, a limpeza de chão, escadas e maçanetas é importante. E não é o momento de parar as escolas, mas de evitar aglomerações”, explica.

Enquanto outros países e cidades tomaram medidas drásticas em meio à definição de pandemia do novo coronavírus pela OMS, Cármino se diz atento pela proximidade com a capital paulista, que tem 46 casos confirmados. Porém, prefere focar no trabalho de análise diário do comitê de enfrentamento criado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e afirma que vai continuar atento à dinâmica de transmissão do vírus, que pode se alastrar cada vez mais.

“O assunto está próximo e há perspectiva de aumento exponencial nas próximas semanas com transmissão sustentada. Ainda não há qualquer confirmação de transmissão sustentada comunitária, mas as medidas focam a orientação”, diz.

Apesar de não ter nenhuma confirmação do contágio, a preocupação maior do município é com os idosos, faixa etária que teve o maior número de quadros mais graves e fatais de Covid-19 em locais com altas taxas, como China e Itália. Por esse motivo, repete a relevância da higienização das mãos, da limpeza de móveis e da circulação de ar nas casas. Além disso, chama os moradores mais velhos para a vacinação contra a gripe, que foi antecipada e começa no dia 23.

“Dia 23 começa a vacinação de idosos para a influenza e eu conclamo toda a população idosa para se vacinar. É muito importante não termos esse problema, porque vamos evitar fatores ‘confundidores’ em relação ao coronavírus”, define.

O secretário de Saúde, Cármino de Souza, também detalha que a cidade, se necessário, pode ampliar o número de leitos de UTI, assim como a suspensão das atividades rotineiras das unidades, como atendimentos e cirurgias eletivas. Questionado sobre o clássico do futebol campineiro, marcado para esta segunda-feira, Cármino reconhece que a preocupação existe e alega que o assunto será pauta, já que grandes aglomerações de pessoas devem ser evitadas.

“Eu não sei como serão tratados esse eventos, mas, do ponto de vista da saúde, a recomendação é que não haja aglomeração. Precisamos conversar sobre como será tratado o dérbi, pois a recomendação é sim evitar aglomeração”, finaliza.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.