Campinas vai retirar pessoas em situação de rua

Campinas vai remover moradores em situação de rua das calçadas, praças e espaços públicos. A intenção do decreto, anunciado pelo prefeito, Jonas Donizette, é proteger esse grupo do risco de contaminação pelo coronavírus.

Jonas detalha que a medida se baseia em uma lei federal que permite que a retirada seja feita mesmo com a resistência da pessoa. Porém, argumenta que o trabalho será feito com diálogo, de forma humanizada e em ritmo gradativo.

“Nós vamos fazer um esforço para retirá-las das ruas. No final do texto, cito um decreto federal do ministro da Justiça Sérgio Moro no qual podemos nos embasar se houver resistência. Mas nós não queremos chegar a isso”, alega.

A secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira, detalha que o decreto segue as recomendações da Vigilância em Saúde e tem como principal objetivo o isolamento dos indivíduos mais suscetíveis.

Para isso, explica que serão identificados e priorizados moradores com sintomas, ou que estejam dentro do grupo de risco. Eles serão levados a dois abrigos emergenciais. Um deles, inclusive, já está aberto para atendimento.

“Um espaço já está em funcionamento. O outro, na área central, será utilizado através de uma parceria que estamos fechando com o Ceprocamp, para dormitórios e alimentação nesse período de emergência”, afirma Jocelaine.

Durante o anúncio do decreto, foi definido também o início da inclusão dos moradores em situação de rua na campanha de vacinação contra a gripe comum. A imunização começa nesta semana em diversos pontos da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bairros de alto padrão lideram ranking de roubos de veículos em Campinas

Semáforo para pedestres no acesso para Via Expressa Waldemar Paschoal é ativado

Setor de blindagem cresce no Brasil e reflexos chegam a Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.