Ouça ao vivo

Carros facilitam a transmissão de vírus

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe uma realidade à população, que não dava tanta atenção aos cuidados que hoje estão sendo tomados em excesso. Como o vírus se espalha com facilidade, as pessoas passaram a ficar mais atentas às superfícies onde mantêm contato, além de cuidar mais da higiene das mãos. Muita gente não pode ficar em quarentena e tem que sair para trabalhar e o uso de táxis e transporte por aplicativos revelam uma realidade que requer atenção em época de pandemia.

Esses carros, geralmente fechados e com ar condicionado ligado, somado ao fluxo constante de passageiros, se tornam locais propensos para a contaminação pelo coronavírus. A orientação principal é evitar ao máximo utilizar esses serviços de transporte, enquanto durar os pedidos de restrições feitos pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde dos estados e municípios. Sendo imprescindível o uso do transporte, as pessoas devem tomar algumas providências que minimizam os riscos.

O primeiro deles é, ao entrar no carro, pedir que o ar condicionado seja desligado e as janelas do veículos sejam abertas. Evitar ao máximo o contato físico e as conversas com o motorista. E durante a viagem, posicionar as mãos sobre as pernas e não tocar em nenhuma parte do carro, como bancos ou painel. O motorista também deve ficar atento, já que a troca do condutores pode causar problemas. O piloto de testes César Urnhani, afirma que cuidados básicos podem ser tomados, como o utilizar um produto como o álcool gel em locais como o volante, marcha e freio de mão, após receber o carro de um manobrista, por exemplo. “Se essa superfície, antes de entregar o carro, você passar um álcool gel nos pontos de contato, a contaminação vai ser cada vez menos provável. Isso deve ser feito sempre que você receber o carro de alguém ou entregar o veículo para outra pessoa”, explica.

O motorista que tiver qualquer sintoma de gripe, deve fazer o isolamento domiciliar e avisar às pessoas com que compartilhou o carro. Se prestar serviço ao transporte por aplicativo, deve também avisar a empresa responsável.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.