Ouça ao vivo

Jonas comenta primeiro dia de quarentena

Imagem: Reprodução/Facebook

Teve início nesta segunda-feira, 23, a quarentena anunciada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, no último sábado. Durante o período de 21 dias, que vai até 12 de março, mas que poderá ser prorrogado, várias atividades têm de ser suspensas. O principal objetivo é evitar que as pessoas saiam de casa sem necessidade.

Apenas setores essenciais do comércio poderão funcionar, como lojas de gêneros alimentícios, farmácias e produtos de limpeza, conforme explicou o prefeito em entrevista à CBN Campinas nesta segunda. “Serviço essencial é todo aquele que demanda alimentação e cadeia alimentícia, higiene e cadeia de provimento de materiais de higiene, por exemplo, uma indústria que fabrica materiais de higiene é essencial, pois se ela não fabricar, não vai ter na prateleira do comércio que vende”.

Alguns serviços de manutenção também precisam seguir funcionando, como os relativos ao abastecimento de água, gás, energia elétrica, e também de comunicações. “Serviço de comunicação também é essencial, imagina em um momento desse, com as pessoas em casa, tendo de se comunicar pelo celular, pela internet, se cai a internet também?”, explica.

E nesta segunda-feira teve início também a campanha de vacinação contra a gripe, visando primeiramente os idosos, principal grupo de risco da covid-19. As vacinações ocorrem nos Centros de Saúde, mas, ao ar livre. “A vacinação da gripe tá indo bem, os postos não estão lotados, alias agradecer a população que tem atendido nosso apelo de não procurar o serviço de saúde, só em caso de extrema necessidade. Vamos entrar em contato com shoppings também para requisitar o estacionamento para fazer a vacinação drive thru”.

Um ponto sensível para o funcionamento das atividades, mas que pode propagar o novo coronavírus, é o transporte coletivo. O prefeito defende a diminuição do número de veículos durante a maior parte do dia, mas, com um reforço nos horários de pico.  “O que a gente tá tendo problema é o transporte coletivo, precisamos reduzir a frota pra reduzir a circulação de pessoas, muita gente que poderia ficar em casa ainda está usando o transporte. Já dei uma recomendação para aumento da frota nos horários de pico”.

Os principais acessos rodoviários à Campinas passam a ser controlados pela Guarda Municipal de Campinas. Os GMs devem orientar a população que deslocamentos desnecessários sejam evitados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.