Ouça ao vivo

Operação prende quatro contra golpe de falso leilão

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Quatro pessoas foram presas e vários materiais foram apreendidos em uma operação da Polícia Civil de Sorocaba contra o golpe conhecido como “falso leilão”. As investigações envolveram quatro cidades. Entre elas, Campinas. Além de Sorocaba, São Paulo e Santo André tiveram alvos. Ao todo, foram sete mandados de prisão expedidos contra a organização criminosa. A apuração começou há nove meses e identificou um suspeito que seria de Campinas.

O delegado titular do 8º Distrito Policial de Sorocaba, Acácio Aparecido Leite, porém, explica que o integrante da quadrilha se mudou durante a investigação. Ele explica que o esquema chegou a roubar R$ 100 mil de uma das vítimas. O golpe era aplicado a partir da criação do site de uma falsa empresa de leilões de carros importados. Os veículos chamavam a atenção de internautas, que compartilhavam dados pessoais, faziam propostas e acreditavam no arremate.

“A pessoa recebe e-mail de confirmação e ligações de uma falsa central de atendimento e, quando acredita que tá tudo certo, faz o depósito. E são valores altos, porque os carros são de luxo. Uma das vítimas depositou R$ 100 mil”, diz.

Foram identificados três sites que saíam do ar após as transferências feitas pelas vítimas. Conforme a investigação, o dinheiro roubado era partilhado em várias contas de pessoas ligadas à quadrilha. Três dos sete suspeitos seguem foragidos. A Operação Arremate foi cumprida com um efetivo de mais de 40 policiais civis, que cumpriu mandados de busca e prisão. Os materiais de informática apreendidos serão agora analisados para servirem como prova no processo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.