CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vacinas para uma semana acabam em um dia

Todas as doses das vacinas projetadas para serem aplicadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 acabaram em um dia, por causa da procura muito

Vacinas para uma semana acabam em um dia
Todas as doses das vacinas projetadas para serem aplicadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 acabaram em um dia, por causa da procura muito acima do normal. Cerca de 53 mil doses foram aplicadas, nesta segunda-feira,  nos postos de vacinação espalhados pela cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de […]

Todas as doses das vacinas projetadas para serem aplicadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 acabaram em um dia, por causa da procura muito acima do normal. Cerca de 53 mil doses foram aplicadas, nesta segunda-feira,  nos postos de vacinação espalhados pela cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que um novo lote da vacina seja enviado pelo Governo do Estado até a tarde desta terça-feira para que a vacinação seja retomada e a população seja avisada. Nas campanhas de anos anteriores, a média registrada foi de 5 mil doses aplicadas ao dia.

A secretaria de saúde informou que apesar da procura muito além da esperada para o primeiro dia, não foram registrados problemas nos Centros de Saúde e locais externos de vacinação. De acordo com a Coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Ana Cecilia Zocolotti, tem sido respeitada a orientação para manter o distanciamento nas filas para não ocorrer aglomeração. Além disso, a vacina está sendo aplicada em espaços externos para evitar que as pessoas tenham contato com o ambiente interno dos  centros de saúde.

Ana Cecília ressalta que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, doença para a qual ainda não há vacina. Mas explica que, ao se imunizar contra os vírus Influenza, a quantidade de pessoas gripadas no inverno é reduzida, evitando sobreposição de doenças e ajudando a fazer diagnóstico mais rápido de casos de coronavírus na população vacinada.

A estratégia inclui um Dia D de mobilização nacional, que será no sábado, dia 9 de maio. Como ocorre todos os anos, a primeira etapa de vacinação, que prossegue até 15 de abril, atende os grupos prioritários, que são pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde, incluindo os cuidadores de idosos e funcionários de instituições de longa permanência de idosos.

Conteúdos