A exemplo de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, Paulínia também anunciou um pacote de medidas emergenciais para conter o avanço do coronavírus. O recém-criado Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, composto por 10 secretarias e pelo gabinete do prefeito, Du Cazellato, anunciou algumas providências que terão validade até o dia 30 deste mês. As aulas na rede pública estarão suspensas a partir desta quinta-feira. Até lá, as unidades permanecerão abertas, com merenda e transporte escolar disponíveis. Todas as atividades e eventos esportivos e culturais da cidade estão cancelados.
Além disso, a prefeitura de Paulínia proibiu a realização de qualquer evento com aglomeração de pessoas, sejam eles públicos ou privados. O poder público proibiu todas viagens nacionais e internacionais do prefeito, vice-prefeito, secretários e servidores municipais a serviço da Administração, com exceção daquelas consideradas essenciais ao funcionamento do serviço público. Houve ainda a recomendação para suspensão de cultos, missas e eventos religiosos. A Prefeitura de Paulínia oficiou a Terra Auto Viação, responsável pelo transporte municipal, para que disponibilize álcool gel nos veículos, que os mesmos rodem com as janelas abertas quando possível, aumente as ações internas de limpeza e distribua materiais informativos.
Até nesta terça-feira,17, Paulínia tem seis casos suspeitos aguardando o resultado de exames. Outros quatro foram descartados.