CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Rotina na pandemia é fundamental para saúde mental

As recomendações das autoridades em saúde neste período de pandemia são de evitar contato físico ao máximo com outras pessoas e manter uma distância mínima de dois metros, a fim

Rotina na pandemia é fundamental para saúde mental
As recomendações das autoridades em saúde neste período de pandemia são de evitar contato físico ao máximo com outras pessoas e manter uma distância mínima de dois metros, a fim de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A inclusão destas medidas sociais e de proteção na rotina tem obrigado as pessoas a mudar completamente os […]

As recomendações das autoridades em saúde neste período de pandemia são de evitar contato físico ao máximo com outras pessoas e manter uma distância mínima de dois metros, a fim de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A inclusão destas medidas sociais e de proteção na rotina tem obrigado as pessoas a mudar completamente os hábitos.

Para a psicóloga Roberta Sugahara, é importante que todos tenham consciência das dificuldades e das responsabilidades coletivas para o enfrentamento da crise. De acordo com ela, a ansiedade é natural e, diante dos fatos, seguir uma rotina é importante para manter a saúde mental.

A rotina estabelecida deve ser adotada, principalmente para quem esteja trabalhando em casa, no sistema home office. Neste caso, segundo a psicóloga, é importante a pessoa se arrumar como se estivesse indo para o trabalho, manter os horários e o ambiente tranquilo.

Praticar atividade física e controlar a alimentação também é de extrema importância para manter a saúde física e mental. De acordo com Sugahara, outra medida que deve ser adotada é evitar o excesso de informação que chega por diferentes canais, pois está ocorrendo também uma pandemia de transtornos mentais por conta desses excessos.

A internet é uma grande aliada neste momento de pandemia e confinamento, já que o Conselho Federal de Psicologia lançou uma normativa sobre o atendimento online. Segundo o texto, os profissionais da área estão liberados temporariamente do cadastro de aprovação para esse tipo de pratica. Os atendimentos online são eficazes, principalmente para combater essa necessidade pontual que a população está vivendo, pois ajuda atenuar de forma significativa a ansiedade e as crises de pânico.

Conteúdos