Quase 40% da água tratada se perde na distribuição

Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil apontou que quase 40% da água tratada em todo o país se perde na distribuição. Em um ano, esse índice seria suficiente para abastecer 1/3 de toda a população brasileira. Essa perda acontece por problemas na distribuição como vazamentos, furtos e erros de leitura do hidrômetro. Somente em 2017, segundo o estudo, as perdas representaram um prejuízo acima de R$ 11 bilhões. Em Campinas, a situação é um pouco mais cômoda.

Segundo o Instituto, a perda de água na cidade é 50% menor comparada à média nacional. Em 2017 e 2018, 20% da água tratada no município se perdeu. De acordo com o presidente do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos, Campinas se tornou modelo na gestão de água no país. “Campinas é uma cidade que a gente usa como uma referência para outras cidades, uma cidade que tem um trabalho de muitos anos de combate a perda. É um trabalho difícil, porque é preciso investir muito para melhorar pouco os índices de perda”, disse.

Em números gerais, usando o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 16,38% da população brasileira não tem acesso ao abastecimento de água. Isso representa quase 35 milhões de pessoas. Já 46,85% não dispõem da cobertura da coleta de esgoto, o que representa uma população de 100 milhões de pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.