CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Teste para coronavírus fica pronto em três dias

O coronavírus, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, já possui transmissão comunitária e, neste estágio do avanço da doença, a orientação é de que os testes sejam

Teste para coronavírus fica pronto em três dias
O coronavírus, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, já possui transmissão comunitária e, neste estágio do avanço da doença, a orientação é de que os testes sejam realizados em pacientes com sintomas mais graves. Um dos objetivos é analisar se houve uma mutação no novo coronavírus. Ao surgir qualquer sintoma, como febre […]

O coronavírus, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, já possui transmissão comunitária e, neste estágio do avanço da doença, a orientação é de que os testes sejam realizados em pacientes com sintomas mais graves. Um dos objetivos é analisar se houve uma mutação no novo coronavírus. Ao surgir qualquer sintoma, como febre ou coriza, a orientação é ficar em casa para evitar o contato com outras pessoas, mantendo a hidratação, bebendo muito líquido, e buscar uma unidade de saúde, no caso de febre mais alta e insuficiência respiratória.

Alex Galoro é gestor de unidades do Sabin Medicina Diagnóstica, o laboratório responsável pelo teste que negativou o novo vírus corona no presidente da República, Jair Bolsonoro. Galaro explica que o teste é realizado através da coleta com uma espécie de cotonete, introduzido nas narinas e na garganta dos pacientes com suspeita da doença. O teste fica pronto de quatro a cinco horas a partir do momento em que o material é coletado e introduzido no equipamento, mas ainda precisam ser contabilizados os prazos de envio do material. O prazo é de três dias úteis para se obter os resultados das amostras para pacientes de Campinas. Para Galaro, este é o tempo necessário, devido à complexidade do teste e da logística.

Mas, ele lembra que enquanto o paciente aguarda o resultado, a orientação é manter as devidas precauções. De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, o teste só é feito com prescrição médica de casos suspeitos, já com sintomas da doença.

Compartilhe

Conteúdos