Ouça ao vivo

Suspensão de saidinha causa rebelião e fugas

Foto: Danilo Braga

A unidade prisional de Sumaré foi alvo de rebelião e fuga de presos na noite desta segunda-feira, 16. Em nota encaminhada pela Secretaria da Administração Penitenciária, quatro reeducandos fugiram, mas foram recapturados. Um detento tentou fazer refém, mas a situação foi rapidamente controlada. O motivo da rebelião registrada em outras quatro unidades do Estado foi o cancelamento da saída temporária dos detentos em virtude do risco do novo coronavírus.

Vera Lúcia, é mãe de um dos 218 detentos da unidade. Na manhã desta terça-feira ela foi até local e não conseguiu entrar na unidade. “Eles me informaram que está tudo bem, que não houve feridos. Vão fazer a contagem agora. Mas está tudo em ordem lá dentro”, disse. Segundo os dados da Secretaria da Administração Penitenciária as fugas foram registradas também em Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz.  Em Mirandópolis houve incêndio com feridos mas não foi registrado fuga.

No Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia também não foi confirmado fuga, mas houve tumulto. A esposa de um dos detentos do complexo, Silvânia São Paulo, esteve no local para obter informações e foi embora frustrada. “Eu cheguei aqui ontem, às 20 horas e não tivemos informações. Voltei hoje e tudo o que a gente sabe é o que foi falado pelas pessoas que circulam por aqui”, afirmou.

Diante do aumento do número de casos de coronavírus, a SAP pediu à Justiça que a saída temporária fosse barrada para evitar que os presos voltassem infectados, permitindo a contaminação de outros detentos. Para o advogado Sérgio Palácio, membro da comissão de prerrogativa da OAB Campinas, a medida foi acertada, já que a saidinha poderia levar o caos ao sistema penitenciário. “É uma medida de emergência e que foi tomada corretamente. Apesar de contrariar os presos e suas famílias, é o que tinha de ser feito para evitar o avanço do coronavírus”. De acordo com os dados da Secretaria da Administração Penitenciária, ao menos 834 presos fugiram. Deste total, 517 foram recapturados pela Polícia Militar. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.