Ouça ao vivo

Três cidades da RMC decretam estado de emergência

Foto: Arquivo/ Banco de imagens

As prefeituras de Hortolândia, Sumaré e Valinhos decretaram estado de emergência em saúde pública, com um pacote de ações e restrições para evitar a disseminação do coronavírus. A medida foi tomada após a divulgação de um levantamento que demonstra um avanço no número de casos suspeitos da doença. Nas três cidades da Região Metropolitana de Campinas as aulas serão suspensas a partir de 23 de março e ficam definidos como essenciais o fornecimento de água, gás, eletricidade e demais serviços necessários à higiene. A limpeza no transporte coletivo foi intensificada.

Eventos culturais e esportivas ou qualquer atividade pública  foram cancelados e a recomendação é para que cinemas e igrejas façam o mesmo. Em Sumaré, a prefeitura informou que apesar das aulas suspensas, a alimentação escolar será mantida e servida em utensílios descartáveis. E os servidores com mais de 60 anos vão trabalhar em sistema home office ou terão  férias antecipadas.

Quem estiver fora desta faixa etária também poderá trabalhar em casa, mediante autorização do superior. O decreto permite que a cidade exija das concessionárias do transporte público de Sumaré veículos suficientes para que não haja aglomeração de usuários. Os fornecedores de insumos e de materiais necessários ao enfrentamento da doença, como álcool em gel, máscara, luvas, lenços de papel e aventais, devem deixar uma reserva mínima de 10% para abastecimento das unidades de Saúde de Sumaré por 30 dias.

Em Valinhos, o atendimento odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde vai se restringir aos casos de urgência e emergência. Em Hortolândia, o expediente presencial foi suspenso por 15 dias para  servidores com mais de 60 anos e gestantes, com exceção dos profissionais da Saúde e de Segurança. As atividades foram suspensas também em academias, bibliotecas e centros culturais. A Prefeitura recomendou que fiquem fechados, por até 30 dias, teatros, cinemas e casas de espetáculo privados. Estão proibidos eventos com mais de 100 pessoas

Já, nos municípios de Americana, Indaiatuba e Paulínia  há casos suspeitos da doença, mas não foi decretado estado de emergência, porém várias medidas de prevenção contra  contágio do coronavírus foram definidas. Em Americana, a cidade está em estado de atenção e foi criado um Comitê de Crise. Além da suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, foi decretada restrição de visitas em hospitais e asilos e as férias de todos os servidores da área da saúde foram suspensas.

Em Indaiatuba,  um óbito foi registrado no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, de uma paciente de 42 anos, cardíaca e diabética, que tinha sintomas gripais e estava internada com Síndrome Respiratória Aguda Grave. O município aguarda resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz. Em Paulínia, a Prefeitura criou um Comitê de Prevenção e Enfrentamento. Os servidores com mais de 60 anos, com comorbidades de saúde, e todos os demais  que apresentem doenças crônicas e baixa imunidade vão trabalhar em casa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.