Vendas do varejo caem 25% em uma semana

Foto: André Berenguel

O varejo brasileiro registrou queda de 25,2% entre 16 e 22 de março na comparação com a semana anterior devido aos reflexos da pandemia. Os dados colhidos em um levantamento feito pela Boa Vista indicam ainda redução de 9,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na opinião do economista da entidade, Flávio Calife, o resultado foi causado pela adoção das medidas restritivas contra a covid-19 em vários estados. Para o especialista, o auxílio de R$ 600 mensais aprovado no Senado para trabalhadores informais pode ser uma chance de reação no consumo.

 “É complicado. O mundo está enfrentando uma crise, não só o Brasil. Mas é fato que aqui é maior e por isso há medidas pra reduzir impactos”, comenta.

Para Calife, a movimentação tem caído gradativamente desde a definição de pandemia feita pela Organização Mundial da Saúde, no início de março. Com isso, no penúltimo fim de semana do mês, a retração da venda do varejo chegou a 36,6% em relação ao final de semana interior, entre 13 e 15.

Daqui pra frente, segundo ele, nem mesmo as decisões paliativas devem bastar e o setor de serviços deve sofrer, provavelmente mais do que o comércio. “A recuperação é impossível. Ninguém irá mais vezes em restaurante e bar porque no mês anterior não foi. Então vai superar o comércio” opina.

O levantamento foi baseado em uma amostra das consultas no SCPC, banco de dados da Boa Vista, realizadas e consideradas de 6 a 22 de março.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.