CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vereador propõe lei para blindar veículos da GM

A Câmara Municipal de Campinas vota nesta segunda-feira, em primeira discussão, um projeto propondo blindar as viaturas em empego tático e de patrulhamento padrão da Guarda Municipal. A proposta prevê

Vereador propõe lei para blindar veículos da GM
Foto:Danilo Braga

A Câmara Municipal de Campinas vota nesta segunda-feira, em primeira discussão, um projeto propondo blindar as viaturas em empego tático e de patrulhamento padrão da Guarda Municipal. A proposta prevê que a licitação de viaturas compradas ou locadas passem a exigir a blindagem dos veículos. O texto estabelece também que as atuais passem por avaliação técnica para que possam ser adaptadas com a aplicação da blindagem.

O vereador e pastor Fernando Mendes, do Republicanos, é o autor do projeto e alega que atualmente esta categoria passou a exercer uma função bem mais efetiva de combate à criminalidade. Para Mendes, muitos ferimentos graves e mortes de GMs poderiam ter sido evitados com a blindagem das viaturas. Mendes ouviu técnicos da área da segurança e os próprios agentes da Guarda, mas não solicitou um diálogo prévio com a Secretaria de Segurança Pública.

No entanto, ele considera que a Administração Municipal teria como organizar o orçamento para atender à lei, caso seja aprovada. Para o secretário da pasta, Luiz Augusto Baggio, no momento atual, a proposta seria inviável na prática, tanto econômica, como operacionalmente. O projeto não especifica quantos veículos da frota devem receber a blindagem.

Compartilhe

Conteúdos