AME abre e já atende dois pacientes com covid-19

Foto: Divulgação

O Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas, adaptado para receber pacientes com a covid-19, começou a funcionar e já atende dois infectados. A unidade é a primeira do estado a ter a função alterada na pandemia.

A confirmação foi feita pelo prefeito, Jonas Donizette, e detalhada pelo secretário de Saúde, Carmino de Souza, que explicou que a regulação dos leitos é da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, a Cross.

“Já tá funcionando o nosso Hospital Coronavírus, que era o AME, com 15 leitos clínicos e 10 de UTI adulto”, diz Jonas. “Quem faz a regulação é a Cross e estava previsto o encaminhamento de dois pacientes”, completa Cármino.

O funcionamento estava previsto para o final de abril, mas foi antecipado devido à urgência causada pelo novo coronavírus. Depois do surto, a ideia é que o serviço passe a realizar cirurgias, função para a qual foi idealizado.

Outro hospital da cidade visto como solução para o enfrentamento à covid-19, o Metropolitano, segue nos planos da Prefeitura de Campinas. O prédio, antes sob intervenção judicial, foi devolvido agora aos antigos proprietários.

A medida acontece após a denúncia do município sobre o sumiço de respiradores enquanto o uso da estrutura era discutido nos últimos dias. Com isso, o secretário de Saúde espera uma solução segura juridicamente.

“Houve uma sentença que devolveu aos donos e os proprietários já entraram em contato conosco. Continuamos com interesse, mas nós queremos segurança jurídica e queremos também segurança administrativa”, argumenta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.