Ouça ao vivo

Governo vai testar remédio no Vera Cruz

O medicamento apresentado pelo Governo Federal, que teve eficácia de 94% e sem efeitos colaterais será testado em humanos no Hospital Vera Cruz, em Campinas. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, órgão do Ministério da Saúde, emitiu um parecer favorável ao desenvolvimento de uma pesquisa com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os testes in vitro foram feitos em células infectadas por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, que fica em Campinas. Os resultados apontaram que a reprodução do vírus foi interrompida. Com isso, a substância foi liberada para ensaios clínicos em pacientes com a doença.

A pesquisa solicitada pela diretoria executiva da rede de hospitais chamada Hospital Care. A instituição onde o teste será realizado é o Hospital Vera Cruz, em Campinas, uma das unidades da holding Hospital Care. Em nota, o Hospital Vera Cruz de Campinas, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), confirmou que realizará o protocolo de pesquisa para uso da nitazoxanida para tratamento de pacientes portadores de covid-19.

O objetivo do estudo é avaliar a eficiência da droga, que já possui comprovado efeito antiviral, na diminuição da carga viral de pacientes infectados, ainda no início do tratamento, esperando evitar que eles não agravem seus estados de saúde.

Os testes já deverão ser realizados, a partir deste final de semana, em pacientes internados na Vera Cruz Casa de Saúde, onde foi montado o Centro dedicado de atendimento ao coronavírus. A ação poderá ser estendida aos demais hospitais do Grupo, em Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba.

O estudo será dividido em duas fases, sendo uma primeira de acompanhamento durante os sete dias iniciais do tratamento e a segunda, com 14 dias de duração, de acompanhamento clínico, totalizando 21 dias. E, cumprindo todas as normas da boa pesquisa clínica, inclusive com consentimento livre e esclarecido de pacientes e familiares.

A pesquisa, de elevado rigor científico, foi devidamente aprovada pelos órgãos reguladores responsáveis e faz parte de uma série de outros protocolos para o combate à covid-19. A Hospital Care reforçou ainda que a administração de nitazoxanida em pacientes com covid-19 segue rigorosos protocolos médicos e que, em nenhuma hipótese, a droga deve ser utilizada sem acompanhamento médico. A previsão é que o estudo seja concluído em setembro deste ano

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.