Muita gente que tem direito ao auxílio emergencial não está conseguindo fazer o saque. Por isso, as filas só crescem nas agências da Caixa de Campinas. Apesar da orientação para que se evite aglomerações, o número excessivo de pessoas dificulta o distanciamento entre elas. Para tentar reduzir a aglomeração, a liberação do dinheiro está sendo feita de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento.
Mas mesmo em dias separados, na manhã desta quarta-feira os funcionários das agências da Caixa estavam com dificuldade para manter as pessoas afastadas umas das outras, principalmente na agência da Rua Barão de Jaguara, onde, por volta de 9h, a fila dobrava até a Rua Cesar Bierrembach e continuava por todo o quarteirão. Não está sendo respeitado o distanciamento. Muito próximos, alguns até conversavam, sem máscaras, sentados nas muretas das lojas fechadas, quase encostados uns nos outros.
Na agência da Caixa da Avenida Francisco Glicério, a situação está um pouco mais controlada, até porque as calçadas são mais espaçosas, mas os adesivos no chão indicando distanciamento não estão mais sendo respeitados. O que tem intensificado o problema é que muitas pessoas precisam ir mais de uma vez na agência para tentar resolver um problema de instabilidade no aplicativo CAIXA TEM, que gera um código autorizador de saque na data prevista de cada aniversário. David Fernandes está tentando gerar este código desde segunda-feira e não consegue e já estava indo pela segunda vez na agência da Glicério.
Além dos caixas eletrônicos da Caixa, o saque pode ser realizado nas lotéricas e nos correspondentes CAIXA AQUI. As duas unidades dos Correios da Rua Barão de Jaguara e a que fica na Avenida Benjamin Constant estavam com movimentação tranquila na manhã desta quarta-feira. Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA TEM, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas.
Desde 9 de abril, o Auxílio Emergencial beneficiou 15,2 milhões, que receberam ao todo R$ 27,7 bilhões. 48,4 milhões de cidadãos se cadastraram para receber o benefício. Calendário para saque:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e atrássto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro