Bares adotam e ampliam delivery e drive-thru

Foto: Divulgação/Giovannetti

Os cardápios e opções foram ampliados e as promoções e ofertas, amplificadas. Com as portas fechadas, bares, botecos e restaurantes de Campinas adotaram de vez o delivery e passaram a entregar até mesmo no esquema drive-thru.

As mudanças na pandemia de coronavírus foram as saídas encontradas por gerentes e proprietários de estabelecimentos que dependem do movimento para faturar. A intenção é não deixar de atender e evitar que os prejuízos cresçam.

Dono do bar Presta Atenção, no Botafogo, Fábio Guilherme, explica que fechou por 30 dias, mas decidiu reabrir para entregas a domicílio e para quem pode buscar a mercadoria na porta. Com 10% do fluxo, não pensa ainda em lucrar.

“Tá fraco, mas não tem problema. Estamos vivendo dia após dia. Vamos girar as mercadorias. E não tá dando lucro, porque somente 10% dos nossos clientes está vindo buscar lanches e porções. Todo pedido aqui é pra viagem”, diz.

Marcus Peixoto, do Boteco do Fortão, reforçou a presença em apps de entrega e adotou outras medidas. O local passou a cobrar mais barato por encomendas feitas em dias úteis e que são retiradas com horário marcado no fim de semana.

“São promoções semanais nas quais a pessoa paga mais barato e retira no boteco com hora agendada no fim de semana. Mas é claro que os percentuais são inferiores aos que a gente tá acostumado a ter em dias normais”, explica.

A rede Giovannetti também sentiu os reflexos e se adaptou. Gerente de três estabelecimentos e ainda responsável pelo restaurante Barbacoa, em Campinas, Wagner Bordim conta que o baque no faturamento foi de 80% durante o surto.

Segundo ele, três das quatro unidades estão fechadas. Com isso, parte dos alimentos estocados foi doada e o restante foi levado ao Giovannetti do Cambuí, que já tinha o delivery, mas que ampliou as opções disponíveis no serviço.

“Colocamos pratos novos no almoço, como pratos executivos e outras opções. As pizzas nós mudamos o horário para a partir das 15h em dias de semana e do meio-dia aos fins de semana. E temos os salgados e lanches tradicionais”, conta.

Preocupada com o cenário gerado pela covid-19, a Associação dos Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas avalia que o impacto do isolamento será menor após o aval do STF para os cortes de salário e de jornada.

A previsão nas primeiras semanas de restrições adotadas em todo o estado, era de que 30 mil empregos seriam poupados se os ministros do Supremo autorizassem as negociações individuais, o que se confirmou posteriormente.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.