Ouça ao vivo

Cancelamento de festas infantis deve ser explicado

A pandemia de coronavírus obrigou o cancelamento de muitos eventos mundo a fora, entre eles, as festas infantis. Muitos pais optam por comemorar o aniversário de seus filhos em buffets, o que gera uma expectativa muito grande na criança. É importante que elas sejam informadas corretamente sobre o que está acontecendo, para a experiência não ser traumática.

A farmacêutica Denise Garbin contratou um buffet infantil para comemorar o aniversário de sete anos da filha Manuela. Diante da impossibilidade de fazer a festa na data prevista, o serviço deu a opção de adiar o evento. Ela explica que decidiu pelo adiamento, uma vez que se optasse pelo cancelamento, teria que pagar uma multa contratual. “Nós entramos em contato com o buffet, para poder cancelar a festa. Então eles deram a opção do adiamento, para a gente não perder o investimento. Isso porque havia uma multa contratual em caso de cancelamento. Então eles deram a opção da gente adiar”, explicou.

Para os pais, a decisão em adiar ou cancelar a festa é muito lógica, diante de um quadro grave exposto pela pandemia do novo coronavírus. Mas como explicar isso para a criança? O médico psiquiatra e coordenador da área de saúde mental da faculdade São Leopoldo Mandic, Celso Garcia Júnior, afirma que a verdade deve ser dita, respeitando a idade da criança. “É preciso conversar com honestidade. Dependendo da idade da criança, a explicação vai ser de uma maneira. A principal dica é tentar sondar o que a criança já sabe e quais são suas dúvidas. E a partir das dúvidas, os pais devem responder, sempre com honestidade e com respostas simples e objetivas”, disse.

Foi o que fez o jornalista Christiano Mazolla. No dia do aniversário da filha, ele conversou com a menina e explicou porque não haveria uma festa com convidados. Para a felicidade da filha, ele e a esposa tiveram a ideia de cantar o parabéns com toda a família, através de uma videoconferência. “Tentamos conversar com ela e explicar a situação. Para tentar amenizar ela foi escolhendo as brincadeiras para a gente fazer, o sabor do bolo. E nós tentamos, da maneira que deu, corresponder com tudo. Na hora do parabéns, marcamos um horário com a família e fizemos uma conferência. Acho que a reflexão que fica é que melhor que ganhar presente é ter as pessoas que amamos presente”, acredita.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.