Ouça ao vivo

Ceasa segue abastecido, mas vendas caem

O pleno funcionamento da cadeia produtiva de alimentos, bebidas e insumos agropecuários no Brasil durante o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19 é garantido por um decreto federal editado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma situação confirmada por permissionários da Ceasa Campinas, onde a comercialização de alimentos transcorre normalmente, sem falta de alimentos.

Mas, apesar do abastecimento estar normal, os decretos de isolamento social geraram um desaquecimento das vendas no entreposto. De acordo com o engenheiro agrônomo, Ricardo Munhoz, além da redução da demanda no consumo de restaurantes e cozinhas industriais,  houve uma mudança de hábito no consumo das famílias, que passaram a fazer mais refeições em casa e a comprar alimentos menos perecíveis,

Na primeira semana do decreto houve prejuízo, com sobra de produtos, que foram doados ao ISA – Instituo de Segurança Alimentar – responsável por fazer doações a famílias com risco social. Mas, Munhoz explica que com o passar das semanas os permissionários se adaptaram a esta queda na demanda de consumo.

De acordo com Munhoz não houve elevação nos preços na Ceasa Campinas. Ricardo Munhoz relata que as condições para os caminhoneiros têm melhorado e o transporte de alimentos tem transcorrido dentro da normalidade. Entre os alimentos que mais registraram queda nas vendas estão as hortaliças folhas, como alface, por exemplo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.