A recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas para o isolamento social como forma de mitigar os efeitos da pandemia da covid-19, gera uma grande mudança na rotina da população, que passa a ficar muito mais em casa. Com isso, cresce a possibilidade de ocorrer o descarte incorreto de resíduos, com prejuízos à eficiência operacional do sistema de esgoto sanitário.
Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental, lembra que as redes de esgoto não foram projetadas para transportar lixo ou outros resíduos indevidos, como cotonetes, fio de cabelo e restos de óleo de cozinha. Rafaella cita como exemplo o descarte indevido do óleo de cozinha, que causa um grande estrago na rede de esgoto e prejuízo ao meio ambiente.
A recomendação de Rafaella é para que o óleo de fritura seja armazenado em garrafas plásticas e entregues em pontos de coleta, além da instalação e manutenção de caixas de gordura. Rafaella também alerta para a necessidade de um Terminal de Inspeção e Limpeza acessível, na calçada ou próxima a ela. A destinação irregular de resíduos pode ainda gerar extravasamento das tubulações, com retorno do esgoto para dentro dos próprios imóveis.