O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, publica no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, um decreto em que obriga o uso de máscaras no transporte público municipal. A medida entra em vigor a partir da segunda-feira, dia 04 de maio e vale para o transporte por ônibus, táxis e aplicativos. Ele não comentou, porém, se haverá multa para quem descumprir a obrigação.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira em coletiva à imprensa. O prefeito comentou que, ao contrário de semanas atrás, quando era difícil encontrar o item de proteção, atrásra, já há várias possibilidades uma vez que há uma padronização para a confecção de máscaras caseiras, além da possibilidade de comprá-las de pessoas que estão confeccionando. Jonas comentou que, a partir de segunda, o uso de máscaras no transporte passa de recomendação para obrigação.
O prefeito comentou que das 100 mil máscaras que serão contratadas de costureiras, cerca de 25 mil devem estar disponíveis para distribuição a partir de sábado. Segundo ele, as máscaras serão doadas aos usuários do transporte público que não estejam usando.
Um decreto do governo do Estado também está tornando obrigatório, a partir de segunda-feira, o uso de máscaras nos ônibus das linhas intermunicipais da EMTU.