Têm circulado pelo Whatsapp, especialmente dentre moradores da região, informações falsas ou incorretas relacionadas à fabricação de máscaras pela empresa Mann-Hummel, também conhecida como Filtros Mann, com fábrica em Indaiatuba.
Em uma das versões que circulam pela internet, uma suposta funcionária da empresa diz estar indignada pelo fato de o Governo Federal e Ministério da Saúde enviarem aviões para a China para a aquisição de máscaras de proteção, enquanto, supostamente, ignora máscaras produzidas pela empresa, com “mídia de filtragem aprovada e validada pelos órgãos competentes”.
Outra versão dessa informação incorreta passou a circular dias depois. O conteúdo da mensagem é similar ao difundido inicialmente, mas, desta vez, é creditado a um diretor da fábrica, não identificado, que estaria fazendo um desabafo.
No falso desabafo, o suposto diretor teria dito que a Filtros Mann teria uma linha de produção de máscaras, validadas e aprovadas por órgãos competentes, e que nenhuma consulta por instituições federais e estaduais para o fornecimento dos produtos teria sido feita.
Nós entramos em contato com a empresa, que informou que as máscaras não fazem parte do portfólio da empresa, ou seja, normalmente não são produzidas pela Filtros Mann. Porém, devido à pandemia, adaptações permitiram a produção de lotes experimentais de máscaras. Esses lotes ainda estão pendentes de análise e validação dos órgãos de saúde. Após validações, a empresa estuda doar essas máscaras, dos primeiros lotes, às unidades de saúde.
A empresa informou, por meio de nota, que o conteúdo divulgado não reflete a opinião e o posicionamento da empresa em relação ao assunto tratado, e que está em processo de adequação de suas linhas de produção para atender a necessidade que se mostra crescente desse produto, e estuda a possibilidade de ampliar sua capacidade para contribuir com a demanda do mercado.