CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça nega flexibilização a prefeitos da RMC

Os números do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, obtidos com as operadoras de celular, apontam queda no isolamento social em cidades da Região Metropolitana de Campinas.

Justiça nega flexibilização a prefeitos da RMC
Os números do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, obtidos com as operadoras de celular, apontam queda no isolamento social em cidades da Região Metropolitana de Campinas. De acordo com o SIMI-SP, os índices estão longe dos 70% recomendados pelas autoridades de saúde para que não haja sobrecarga em hospitais. A ideia […]

Os números do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, obtidos com as operadoras de celular, apontam queda no isolamento social em cidades da Região Metropolitana de Campinas. De acordo com o SIMI-SP, os índices estão longe dos 70% recomendados pelas autoridades de saúde para que não haja sobrecarga em hospitais. A ideia do governador João Dória, do PSDB, é tentar flexibilizar a quarentena a partir de 10 de maio, mas o Estado pode rever a decisão de acordo com as estatísticas.

Em Santa Bárbara D’Oeste, por exemplo, a menor taxa desde o início da pandemia de coronavírus foi registrada na última sexta-feira, 24 de abril. O isolamento ficou em 43%. Mesmo assim, o prefeito Dênis Andia, do PV, defende a reabertura gradual do comércio, principalmente por causa do Dia das Mães, data mais lucrativa para o setor.

Por meio de uma parceria com a iniciativa privada, a prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste adquiriu 50 mil máscaras de proteção para serem distribuídas à população. Já o município de Vinhedo teve picos de 64% de isolamento social aos domingos. Santa Bárbara, por exemplo, chegou a 57% nos mesmos dias, 29 de março e 12 de abril.

Nos dias úteis, Vinhedo nunca registrou índice abaixo de 50%, com o menor número em 51% na última sexta, dia 24. O prefeito Jaime Cruz, do PSDB, chegou a decretar a flexibilização da quarentena. Segundo ele, todas as medidas de prevenção contra o covid-19 foram tomadas para que o comércio pudesse funcionar.

A Procuradoria Geral do Estado impetrou uma ação, por meio de Arthur da Motta Trigueiros Neto, solicitando a Prefeitura de Vinhedo que voltasse atrás na decisão de flexibilizar o funcionamento das atividades não-essenciais, que segundo o documento, conflitam com o decreto estadual. A não-cumprimento geraria multa diária de R$ 50 mil. A juíza Euzy Lopes Feijó Liberatti acatou o pedido e determinou que o município cumpra a quarentena. No ranking do SIMI-SP, nenhum dos municípios da Região Metropolitana de Campinas está entre os 20 primeiros nos índices de isolamento social.

Compartilhe

Conteúdos