Lojistas condicionam reabertura a dados por regiões

Foto: Danilo Braga
Foto: Danilo Braga

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, Maurício Stainoff, quer a retomada das atividades comerciais com base nos índices de contaminação pelo novo coronavírus de cada região e município.

A possibilidade, que já era ventilada quando o ministro da Saúde era Luiz Henrique Mandetta, segue com força entre o setor por ser vista como solução para manter a economia ativa e oferecer um suposto risco reduzido de contágio.

“Tem várias regiões no Brasil e no estado onde as condições são diferentes. Não dá pra tratar do mesmo jeito a capital paulista e as cidades menores, com população pequena e sem casos de covid-19. Reabrir ajuda a economia”, afirma.

Para Stainoff, a retomada pontual em diversos locais menos afetados pela pandemia vai refletir na cadeia produtiva e evitar que as indústrias suspendam as produções e tenham que demitir por não terem para quem fornecer produtos.

O argumento também é usado para reforçar a crítica às medidas adotadas em São Paulo, estado mais afetado do País. Na visão do presidente da federação, o governo está priorizando os tributos e não a manutenção do nível de emprego.

Definindo as restrições no território paulista como “uma grave ruptura” no equilíbrio entre o grande e o pequeno varejista, ele questiona os supermercados abertos e as lojas fechadas e quer rever a estratégia de arrecadação dos estados.

“Estão pedindo mais recurso no Senado e da Câmara e a arrecadação tributária é mantida em detrimento da atividade econômica, principalmente aquela que gera emprego, que é a do varejo. É uma discussão que não é fácil”, defende.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado alega que 600 mil pequenas empresas fecharam formalmente no surto, segundo o Sebrae, e por isso propõe uma retomada organizada para permitir condições de trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.